Foto sem descrição

Experiência da CODHAB é apresentada em todos os estados do Brasil

O presidente da CODHAB, Gilson Paranhos, realiza palestra, via videoconferência, na tarde desta segunda-feira (18), em evento em homenagem ao Dia do Arquiteto, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). 

Paranhos irá apresentar ao público em Salvador a experiência pioneira da CODHAB na aplicação da Lei 11.888/08, que prevê assistência técnica gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social a famílias com renda de até três salários mínimos. 

Com dez postos de assistência técnica nas regiões mais carentes do DF, a empresa pública elabora projetos de infraestrutura urbana, de acordo com as necessidades de cada comunidade, além de projetos de construção e de melhorias habitacionais. 

“O fato de o arquiteto estar imerso na comunidade faz toda a diferença. Ele conhece a realidade da região e, assim, suas necessidades mais emergenciais e que, de fato, mudam a qualidade de vida das famílias que moram ali”, explicou. 

Além desse trabalho, os postos organizam o projeto Ações Urbanas Comunitárias. Em formato de mutirão, as ações somam a participação de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, tanto da Companhia quanto voluntários, e dos moradores das comunidades. Reboco e pintura de fachadas, pintura de painéis artísticos, confecção de bancos e brinquedos feitos de pneus reciclados, plantio de mudas são algumas das atividades do projeto. 

Representando o presidente da CODHAB, a gerente técnica da Diretoria de Assistência Técnica da Companhia, Sandra Marinho, também ministra palestra nesta segunda-feira. Ela estará em Palmas (TO), no seminário promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), também para discutir a questão da assistência técnica gratuita.

Com as duas palestras de hoje, o trabalho da CODHAB foi apresentado em todos os estados do país, sempre a convite de órgãos públicos e conselhos e institutos de arquitetura e urbanismo. 

 

VOLTAR AO TOPO