Foto sem descrição

Experiência da CODHAB com Áreas de Regularização de Interesse Social será apresentada em seminário na UnB

Representando o presidente da CODHAB, Gilson Paranhos, a coordenadora de Assistência Técnica da Companhia, Sandra Marinho, participa, nesta terça-feira (24), da Semana Universitária da UnB, cujo tema é “Desafios da Habitação Social no Brasil”. No evento, ela irá realizar palestra sobre a experiência da Companhia nas Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) e as boas práticas nos processos de regularização fundiária e na contratação de projetos por meio de concursos públicos. 

O evento, organizado pelo Núcleo de Pesquisa para Habitação do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares UnB, tem por objetivo discutir a questão habitacional brasileira, com a proposição de opções tecnológicas e construtivas que sejam viáveis para as diferentes condições financeiras, climáticas, culturais, demográficas e sociais do país. 

Atuando nas áreas mais carentes do DF, e que estão em processo de regularização fundiária, a CODHAB tem, hoje, dez postos de assistência técnica espalhados no DF. Nesses locais, uma equipe de arquitetos realiza projetos de infraestrutura urbana e melhorias habitacionais, sem custos para famílias com renda de até três salários mínimos. 

As equipes também tocam o projeto Ações Urbanas Comunitárias que, com a participação dos moradores da região, revitaliza áreas abandonadas. Em formato de mutirão, as ações somam a participação de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo, tanto da Companhia quanto voluntários, e dos moradores das comunidades. O intuito é transformar coletivamente, de forma rápida e com baixo custo, o espaço público, conectando governo e sociedade. Até agora já foram realizadas 55 edições do projeto.

A regularização fundiária dessas regiões é outro braço do trabalho da CODHAB que será mostrado no evento. Desde o início da gestão, já foram emitidas quase 37 mil escrituras e a intenção é entregar 63 mil até dezembro de 2018, o que corresponde à totalidade de documentos distribuídos em toda a história do DF. 

Por fim, Sandra Marinho irá apresentar a modalidade escolhida pela CODHAB para contratar projetos de arquitetura para empreendimentos de interesse social: o concurso público. A modalidade licitatória garante maior participação dos profissionais especializados e a qualidade no resultado das obras. A Companhia já realizou, em dois anos e dez meses de gestão, dez certames. 

A palestra acontece às 14h30, no auditório do Instituto de Ciências Sociais da UnB, no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. 

VOLTAR AO TOPO