Foto sem descrição

Presidente da CODHAB participa de seminário sobre assistência técnica em Blumenau

O presidente da CODHAB, Gilson Paranhos, participa, nesta quinta-feira (17), em Blumenau (SC), do Seminário de Implementação da Lei de Assistência Técnica em Blumenau e Região: Tecendo Conexões, Ideias e Discussão com a Comunidade. O evento é patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Santa Catarina e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Blumenau.

Em sua palestra, Paranhos irá falar sobre a experiência da CODHAB na aplicação da Lei 11.888/2008, que prevê assistência técnica gratuita em projetos de arquitetura e urbanismo para famílias com renda de até três salários mínimos. 

“Consolidar a assistência técnica para habitação popular como serviço público é um grande desafio. Temos feito isso na CODHAB, desde 2015. Hoje são dez postos de assistência técnica localizados nas regiões mais carentes do DF e que prestam esse serviço gratuitamente”, disse. 

De acordo com ele, além de fazer cumprir a lei, o arquiteto tem a oportunidade de experimentar o papel social da sua profissão. “Assim, evitamos a autoconstrução, tão comum em nosso país e minimizamos os efeitos causados por ela, quando entramos nas residências mais humildes e realizamos projetos de melhoria”, explica. 

As experiências desenvolvidas pela CODHAB têm sido apresentadas em diversos eventos no país. Paranhos já esteve em Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Maringá (PR), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Manaus (AM), Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). 

VOLTAR AO TOPO