Foto sem descrição

Gilson Paranhos participa de Seminário realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), Gilson Paranhos, participou, nesta quarta-feira (16), do V Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O evento aborda o tema “Construção social da cidade no compromisso com a Nova Agenda Urbana”.

Em sua palestra, Paranhos falou sobre a assistência técnica gratuita, prevista na Lei Federal n° 11.888/2008. A Companhia disponibiliza o serviço desde 2015 e tem dez postos de assistência técnica nas áreas mais carentes do DF. Neles são oferecidos serviços de elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, para a realização de melhorias habitacionais, além de projetos urbanísticos para espaços públicos.

Para o gestor, o grande destaque do trabalho feito pela CODHAB é a presença dos profissionais nas áreas mais carentes da cidade. “Ali, nossa equipe está em contato diariamente com a comunidade, percebe suas necessidades e identifica suas carências. O arquiteto está na ponta e isso faz toda a diferença”, disse.

Paranhos também falou sobre regularização fundiária, uma das frentes de atuação do programa Habita Brasília, e a confecção de projetos urbanísticos pelos próprios arquitetos da CODHAB.

De acordo com ele, como os projetos são feitos pelos profissionais da Companhia desde 2015, isso já gerou uma economia de R$ 38 milhões para o governo. “Estão previstos cerca de 60 projetos até o fim da gestão. Não há necessidade de contratação desses projetos, pois são todos fei

VOLTAR AO TOPO