Foto sem descrição

Gilson Paranhos fará palestra sobre assistência técnica em Belo Horizonte

A convite do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Minas Gerais, o presidente da CODHAB, Gilson Paranhos, fará palestra, nesta quarta-feira (19), no “Encontro entre Arquitetos” que acontece em Belo Horizonte e terá como tema “Arquitetura Pública”.  O evento, que está em sua 24ª edição, busca ampliar o diálogo entre conselhos, entidades de classe, profissionais e estudantes da área e promover o acesso da sociedade à arquitetura e ao urbanismo. 

Em sua palestra, Paranhos irá apresentar a experiência da CODHAB e como a Companhia tem aplicado a Lei 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social no Brasil. 

A CODHAB trabalha com o serviço de assistência técnica gratuita desde abril de 2015 e conta com dez postos de atendimento, distribuídos nas áreas mais carentes do DF. Ali são oferecidos serviços de elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, para a realização de melhorias habitacionais, além de projetos urbanísticos para espaços públicos. 

Segundo Paranhos o destaque que o trabalho da Companhia vem ganhando é fruto de um trabalho sério e inovador. “Cada vez mais órgãos nacionais e até mesmos internacionais se interessam pelo que estamos desenvolvendo aqui. Ver que a sociedade também está se envolvendo é ver nosso trabalho ganhando vida”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, o trabalho realizado na empresa pública do DF tem como foco a contratação por meio de concursos públicos de projetos, a criação de caminhos jurídicos, contábeis e executivos da assistência técnica e o abandono da prática de licitar projetos por menor preço. “Com esse tripé, retomamos os projetos com foco na obra construída, priorizamos os espaços utilizados pelas pessoas menos favorecidas e, na área de regularização urbanística, geramos economia, aumentando a qualidade”, explicou. 

As experiências desenvolvidas pela CODHAB têm sido apresentadas em diversos eventos no país. O presidente da Companhia já esteve em Palmas (TO), Maringá (PR), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Manaus (AM), Belém (PA), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Paranhos tem viajado desde novembro de 2015, a convite de Instituições e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, governos municipais e estaduais, para apresentar os projetos de assistência técnica, concursos públicos e regularização fundiária tocados pela empresa pública. O modelo de gestão implementado pela CODHAB também foi objeto de palestras em órgãos locais do DF, como Codeplan e Controladoria-Geral, além de faculdades particulares. 

 

VOLTAR AO TOPO