Equipe de mobilização social da Codhab promove atividades no Sol Nascente

A Assessoria de Mobilização Social da Codhab (Asmob) realizou neste sábado uma mobilização entre os moradores do Setor Habitacional Sol Nascente. A ação chamada Sol Nascente Ação e Vida, teve atividades na área de saúde, mercado de trabalho e de recreação para crianças.O público alvo, constituído por 209 famílias residentes das quadras 100 a 501 do Trecho 1, contou com iniciativas para despertar nas crianças o interesse por leitura, de incentivo à inserção ao mercado de trabalho e de estímulos às famílias na adoção de prevenção e cuidados da saúde.

Previsto no Projeto de Trabalho Técnico Social da Asmob (TTS) , o evento serviu ainda de capacitação e orientação aos alunos prestes a concluir o curso de Serviço Social da Universidade Paulista (Unip). Nove estagiários e três assistentes sociais da Codhab se encarregaram das atividades. Além da participação da universidade, o encontro contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da administração da Ceilândia, Ceasa, feira do produtor da Ceilândia, do comércio local e do grupo de som Meia Boca. Professores e alunos do curso de Nutrição fizeram palestra sobre o reaproveitamento e armazenamento de alimentos. Foram distribuídos kits com frutas e verduras. Profissionais de enfermagem aferiram a pressão das pessoas, a glicose e o desenvolvimento das pessoas.

O local foi escolhido na área beneficiada pelo projeto técnico urbanístico e social. O coordenador pedagógico do Senac-Ceilândia, professor Marcos Antonio Lima dos Santos fez palestra sobre o mercado de trabalho em Brasília. Houve palestra sobre ações de prevenção e combate á dengue e aplicação de flúor por profissionais de odontologia da Unip.

Distante 40 quilômetros do centro de Brasília, Sol Nascente é hoje uma das áreas mais problemáticas da cidade. Ali vivem cerca de 100 mil pessoas. A área não dispõe de serviços de infraestrutura, tem problemas de segurança e ainda enfrenta a ação de grileiros tentando negociar terras públicas.

A Codhab escolheu Sol Nascente para desenvolver o primeiro projeto de assistência técnica em Brasília, na forma prevista pela Lei nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008. A lei prevê a prestação de assistência técnica na melhoria e na construção de equipamentos públicos e de moradias em áreas de interesse social. Em março, houve no local a derrubada de casas construídas no local destinado à construção de uma bacia de drenagem da água da chuva. Trabalham no posto da Codhab cinco arquitetas e uma assistente social.

VOLTAR AO TOPO