Foto sem descrição

CODHAB lança Manual das Ações Urbanas Comunitárias

Transformar lugares sem vida em áreas de convivência e lazer, como parques e praças, para a comunidade. Esse é o objetivo do projeto Ações Urbanas Comunitárias, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (CODHAB), que, com a participação dos moradores locais, revitaliza áreas que antes eram áreas de acúmulo de lixo e entulho. 

De forma rápida e com baixo custo, o projeto já realizou 40 ações nas 10 comunidades em que atua a Assistência Técnica da Companhia. Para expandir essas ações em âmbito nacional, e influenciar outros órgãos e administrações a aplicar o programa, a Diretoria de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo da CODHAB elaborou o Manual das Ações Urbanas Comunitárias. O documento, que está disponível a partir desta terça-feira (9) no site da Companhia, apresenta e explica, em detalhes, como executar o projeto.

Além disso, o Manual mostra ideias criativas para inspirar os gestores públicos, com o passo a passo para executá-las. Pneus, por exemplo, podem se transformar em bancos e brinquedos, manilhas viram hortas e canteiros e canos de PVC acomodam plantas na parede, como jardineiras. 

Realizado em parceria com a comunidade, o Ações Urbanas ocupa os vazios urbanos na periferia do DF e conecta governo e sociedade. “As ações combatem a grilagem e possibilitam, dentro de uma comunidade, a construção de espaços públicos de qualidade”, destacou o coordenador do projeto, o arquiteto Luiz Sarmento.

Para ele, que está sempre presente nas ações realizadas, é uma alegria poder participar do projeto. “Tem sido um prazer enorme estar nesse time de arquitetos e urbanistas que, junto com a comunidade, está projetando espaços para quem mais precisa e, principalmente, arregaçando as mangas e tirando as ideias do papel”, disse Luiz. 

Conheça a cartilha aqui

 

 

VOLTAR AO TOPO