Foto sem descrição

Projeto Ações Urbanas Comunitárias comemora um ano

Com 580 participantes, 780 voluntários, 890 pneus reutilizados, 750 mudas de arbustos, hortaliças e árvores plantadas, 2 mutirões de limpeza e reflorestamento de mata ciliar,10 painéis artísticos, 36 ruas transformadas, 9 comunidades atuantes, 1950 beneficiados e 30.800m² de vazios urbanos requalificados, 2630 m² de áreas de descarte irregular de lixo reabilitadas e um total de 23 Mutirões de Requalificação Urbana, as Ações Urbanas Comunitárias, parte do Programa Habita Brasília, comemoram um ano.

 

No dia 24 de 2015, foi realizada a 1ª intervenção urbana do projeto, no Sol Nascente, visando a melhoria do local e influenciando no cuidado comunitário das áreas comuns. De lá pra cá, o projeto cresce cada vez mais e busca atingir o máximo de pessoas, locais e realidades.

 

Com o intuito de promover a requalificação do espaço urbano e a melhoria da vida dos das comunidades, as ações têm transformado o ambiente em que passam, fazendo de locais sem vida e não frequentados um ponto de encontro para os moradores locais. Além disso, a nova forma de se trabalhar também atua na transformação da relação do governo com a comunidade, parceria necessária para a promoção da melhoria da vida em sociedade.

 

As ações Urbanas Comunitárias tem como objetivo principal qualificar, de forma rápida e com a participação popular, os vazios urbanos residuais existentes na periferia do DF, possibilitando que espaços públicos degradados e com alto risco de serem ocupados irregularmente, sejam qualificados enquanto áreas verdes para uso coletivo, conforme explicou Luiz Sarmento, idealizador do projeto das Ações. “Tem sido um prazer enorme estar nesse time de arquitetos e urbanistas que, junto à comunidade, estão projetando espaços para quem mais precisa e principalmente arregaçando as mangas e tirando as ideias do papel”, completou.

 

Confira as ações que aconteceram durante este um ano:

 

 

VOLTAR AO TOPO