Foto sem descrição

Codhab e Segeth apresentaram balanço de gestão

Secretário lembrou da criação do Comitê Gestor de Governança do Território.

Nessa quarta-feira, dia 24 de agosto, o presidente da Codhab, Gilson Paranhos, e o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, estiveram no Instituto de Arquitetos de Brasil do DF apresentando as principais realizações do Governo de Brasília em prol do ordenamento territorial e a condução da política e habitacional para o DF.

Dentre as principais ações da Segeth a produção de importantes instrumentos urbanísticos e o fortalecimentos do conselhos de como instrumentos de controle social foram lembrados na apresentação do secretário.

Thiago Andrade também destacou importantes ações de Estado como o enfrentamento à grilagem com as estratégias definidas pelo Comitê Gestor de Governança do Território, que hoje completa um ano de criação.

O grupo reúne as Secretarias de Gestão do Território e Habitação; da Segurança Pública e da Paz Social; da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e do Meio Ambiente, além da Casa Civil, da Polícia Militar, da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), da Agefis, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Procuradoria-Geral do DF, da Polícia Civil e da Subchefia da Ordem Pública e Social.

Habita Brasília

Thiago lembrou que, além da repressão, o Governo de Brasília tem realizado o enfrentamento da grilagem com a oferta de moradia e a regularização das áreas previstas pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial. Estratégias que foram os alicerces para criação do novo programa Habitacional do DF, o Habita Brasília, que possui cinco linhas de atuação: Lote Legal, Morar Bem, Projeto na Medida, Aluguel Legal e Portas Abertas.

Sobre o tema, Gilson Paranhos destacou as entregas realizadas pela Codhab na atual gestão, que já contabilizam 9.853 unidades habitacionais. Além disso, a Codhab tem atuado na regularização com concessão de 16 mil escrituras para moradores, garantindo assim segurança jurídica para milhares de famílias. Para o presidente da companhia, o grande diferencial e desafio da atual gestão é o Habita Brasília promovendo a inserção do poder público nas comunidades que mais precisam. Mais do que a provisão habitacional, o programa tem realizado ações para a melhoria em habitações em situação de risco, por meio da linha Projeto na Medida, além disso, intervenções urbanas com a reforma e requalificação de espaços públicos têm garantido autoestima para moradores das áreas mais vulneráveis do DF.

 

Fonte: SEGETH

VOLTAR AO TOPO