​Assistência técnica da CODHAB é destaque na mídia

No Brasil, famílias de baixa renda podem ter assistência técnica pública e gratuita para elaboração de projetos e construção de moradia. O benefício é concedido a famílias com renda mensal de até três salários mínimos, conforme prevê a Lei Federal nº 11.888, de 24 de dezembro de 2008, mas que é pouco conhecida.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) foi destaque de uma reportagem no programa Fantástico no último domingo (11) por oferecer esse tipo de serviço à população do Distrito Federal.

A Assistência Técnica da CODHAB trabalha com ações vinculadas à promoção de melhorias habitacionais, relacionadas às questões de habitabilidade, como o padrão mínimo de edificação, saneamento básico, qualidade de iluminação e ventilação, bem como ações para a requalificação do espaço público, projetos arquitetônicos, além dos projetos desenvolvidos para o próprio governo.

A reportagem mostra o caso do morador do Sol Nascente, Agnaldo Dias, que fez a casa sem o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro para sair do aluguel. Mas, a construção improvisada resultou em vários problemas. "Ficou muito apertado e o telhado baixo. Não tem conforto", afirmou Dias, que pretende derrubar o lugar onde mora e já consultou os arquitetos da CODHAB para construir uma nova casa com profissionais especializados.

O programa possui postos de atendimento no Sol Nascente, Pôr do Sol e QNR, em Ceilândia; na Estrutural e estão sendo implantados novos postos na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante e no bairro Porto Rico, em Santa Maria.

VOLTAR AO TOPO