Foto sem descrição

III Jornada de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social começa nesta terça-feira (10)

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) realizará a III Jornada de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (JATHIS). O evento começa amanhã e vai até o dia 14 de setembro, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (CREA-DF), e contará com palestras e oficinas gratuitas.

 

Esta edição vai mostrar as particularidades e dificuldades das práticas de melhorias habitacionais, contextualizadas a partir de experiências e metodologias de trabalho da Companhia. Além disso, promoverá a sensibilização de voluntários, estudantes, profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia para estimular novas formas de requalificação de moradias.

 

Ao todo, 20 famílias da Cidade Estrutural, previamente selecionadas segundo critérios sociais e técnicos, receberão projetos de reforma. As propostas desenvolvidas na JATHIS serão colocadas em prática por meio do subprograma "Melhorias Habitacionais" da CODHAB. Nas edições anteriores, as regiões atendidas foram Porto Rico, Sol Nascente e Pôr do Sol. Outras benfeitorias ao espaço público urbano também serão realizadas pelo subprograma “Ações Urbanas Comunitárias”.

 

Capacitação

Profissionais e estudantes voluntários que vão atuar como apoio aos participantes das oficinas “Melhorias Habitacionais” e “Ações Urbanas Comunitárias”, foram preparados durante todo o mês de agosto. O treinamento envolveu explicações sobre as etapas necessárias para elaboração de projetos de reformas, bem como orçamentos, documentos técnicos e tratativas com beneficiários.

 

Nesse processo, a CODHAB atuou como agente multiplicador de conhecimento ao disponibilizar técnicos qualificados e experientes que buscam a valorização humana de cada cidadão. Durante os quatro dias de evento, a equipe acompanhará mais de 100 alunos das melhores instituições de ensino superior do DF.

 

Todos os participantes receberão um certificado com assinatura de cada órgão envolvido. A Jornada é realizada pela CODHAB, Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU/DF), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/DF), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (CREA-DF) e da ONU-HABITAT.

 

A Companhia é pioneira na implementação da Lei 11.888/08, a Lei de Assistência Técnica no Brasil, que promove dignidade, qualidade, salubridade, acessibilidade, sustentabilidade e segurança em residências de famílias carentes.

 

Evento

O que: realização da III Jornada de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social

Quando: 10 a 14 de setembro de 2019

Onde: auditório do CREA/DF.

 

 

Programação

 

 

VOLTAR AO TOPO