Foto sem descrição

CODHAB participa do Fórum de Soluções para Brasília

O presidente da Companhia Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), Gilson Paranhos, participou do  Fórum de Soluções para Brasília – Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. O evento, que acontece de 4 a 7 de junho, no Campus do UniCeub,  tem foco no desenvolvimento urbano, explorando a sustentabilidade como motor para dinamizar a economia do Distrito Federal.

Paranhos falou do uso e ocupação do solo e como é tratada a densidade demográfica em Brasília e em outras partes do mundo.  Mostrou como o  processo de regularização fundiária é uma forma de combater à grilagem e proteger  as áreas de preservação ambiental, que é um assunto que cresce em todo o mundo.

Outro destaque foi a maneira como a empresa pública tem aplicado a Lei 11.888/08, que prevê assistência técnica gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos será o destaque da palestra. Com dez postos em várias regiões carentes do DF, a CODHAB realiza, sem custos, projetos urbanísticos, de acordo com as demandas da comunidade, e projetos de construção e melhorias habitacionais.

A implantação de concursos públicos para projetos de arquitetura para habitação de interesse social é outra ação bem sucedida da Companhia que foi apresentada no Fórum. O presidente da CODHAB destacou que a escolha por essa modalidade licitatória garante maior participação dos profissionais especializados e a qualidade no resultado das obras.

“A pouca participação dos arquitetos e urbanistas nas obras, refletida nas péssimas condições das cidades brasileiras, demonstra que estamos adotando estratégias e metodologias que não funcionam. A ideia do concurso é justamente a de inverter esse processo”, explicou. 

 

Palestra UniCeub

VOLTAR AO TOPO