Foto sem descrição

CODHAB recebe escritórios de arquitetura como voluntários em melhorias habitacionais

Nos últimos três anos, o Programa de Assistência Técnica da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB) tem transformado a vida de muitas famílias das periferias da cidade. A repercussão tem sido tão grande que dez escritórios de arquitetura aderiram a ideia, e doaram 20 projetos de melhorias habitacionais para as áreas do Sol Nascente, Porto Rico, QNR e Estrutural.

 

Após diversas visitas às casas das famílias e de escutarem suas demandas, os arquitetos voluntários começaram, nesta quarta-feira (25), a apresentar os projetos aos beneficiários. Neste primeiro momento, os moradores vão avaliar as propostas para ver se há alterações a serem feitas ou se será possível a finalização do projeto. A expectativa é que todos sejam entregues até o final de maio.

 

Os projetos visam melhorar problemas estruturais, tais como vazamentos, instalação de caixa d’água, aplicação de pisos e revestimentos, ventilação e iluminação, reforço de estrutura, a garantir mais segurança, e outras soluções que geram conforto para o morador.

 

Moradora há dez anos do Porto Rico, dona Francisca da Conceição fala da felicidade de poder reformar a casa própria. “Estou muito contente! Eu não teria condições de fazer essa reforma, e realizar o meu sonho de deixar a minha casa bonita e confortável. Agradeço à CODHAB e toda a equipe maravilhosa”, comemorou.

 

Após a entrega do projeto final, a Companhia vai acionar uma das empresas contratadas para a execução das obras. Arquitetos da CODHAB e voluntários vão acompanhar todo o processo juntamente com os moradores. O prazo para a conclusão, dependendo da proposta, pode variar entre 15 e 20 dias.

 

O investimento em cada casa pode ser de até R$ 13,5 mil. Para ter acesso ao benefício, é preciso ter renda familiar de no máximo três salários mínimos, estar em área passível de regularização e morar há pelo menos cinco anos no DF. Idosos e pessoas com deficiência têm prioridade, além de locais onde a situação é mais alarmante.

 

Projetos Transversais

 

Em fevereiro, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB) promoveu um workshop sobre assistência técnica gratuita. O objetivo foi apresentar o Projetos Transversais aos escritórios de arquitetura da cidade, incentivando a participação de empresas no cadastramento do Projeto na Medida, do Programa Habita Brasília, que prevê melhorias habitacionais em comunidades carentes.

 

Após a realização do evento, 20 escritórios de arquitetura e urbanismo fizeram o cadastro e estão participando do Projeto. Durante um mês, arquitetos visitaram as regiões beneficiadas e fizeram levantamento técnico nas casas de famílias indicadas pela CODHAB.

 

Projetos Transversais

VOLTAR AO TOPO