Diretoria Executiva

Gilson Paranhos

Diretor-Presidente

Gilson Paranhos graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UNB. Sócio e Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, ocupou o posto de Presidente e Vice-Presidente Nacional, bem como de Presidente do Departamento do Distrito Federal deste Instituto. Atuou ativamente para a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/BR, onde foi Assessor Especial da Presidência e Assessor de Relações Institucionais e Parlamentares. Foi Diretor Técnico da Fábrica de Argamassa da NOVACAP e da Fábrica de Equipamentos Comunitários, em Salvador. 

Trabalhou com o arquiteto Lelé nos projetos dos Hospitais Sarah e em projetos de moradia popular, na Bahia. Com o arquiteto Milton Ramos, trabalhou no desenvolvimento de vários projetos para a Aeronáutica, como o Aeroporto de Confins.É autor de 185 projetos, entre eles o Terminal III do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de 1998/99; o Condomínio Residencial classificado como primeiro colocado na Bienal de Brasília, de 1998; a Capela do Seminário Nossa Senhora de Fátima, classificada em 2º lugar na Bienal de Brasília, de 2003; o Mercado de Sobral, classificado em 2º lugar no Concurso Nacional de Sobral – CE; e o Hospital de Oncologia de Natal – RN. 

Também fazem parte de sua trajetória a reforma do Hospital de Base de Brasília, a reforma da recepção dos Presidentes da República na Base Aérea de Brasília e a sede da Agência Brasileira de Informação – ABIN, no Distrito Federal. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB/DF, desenvolvendo trabalho pioneiro na implementação da Assistência Técnica Pública e Gratuita em Arquitetura e Urbanismo (Lei 11.88/2008) e em Concursos Públicos de projetos para obras públicas de interesse social. 

 

Júnia Salomão Federman
Diretoria de Produção Habitacional (DIPRO)

Arquiteta e urbanista, com pós-graduação em planejamento ambiental urbano, Júnia Federman exercia a função de gerente de obras e contratos antes de assumir a Diretoria de Produção Habitacional da CODHAB. Trabalhou no planejamento e desenvolvimento de projetos, na área de licenciamento e gestão institucional urbanística e ambiental e no acompanhamento de obras em vilas e favelas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem experiência em projetos de urbanização de áreas degradadas e foi tutora de cursos de gestão ambiental de assentamentos precários ministrados pelo Ministério das Cidades.

 

Jorge Gutierrez
Diretoria Imobiliária (DIMOB)

Trabalhou na equipe que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo no País (CAU/BR). Consultor de inovação, pesquisa e desenvolvimento, Gutierrez tem ampla experiência em projetos de "cidades inteligentes", adquirida nos quatro anos em que atuou no Instituto Nokia de Tecnologia. Exerce a gerência de administração da Embratel e a gerência Regional de Pequenas e Médias Empresas. Foi um dos responsáveis pela centralização das atividades financeiras da Ford Comércio e Serviços do Brasil.

 

Carlos Nogueira da Costa
Diretoria de Assistência Técnica (DIATE)

Formado em Engenharia Química pela Universidade de Brasília (UnB) e em Teologia na Faculdade Evangélica, Carlos Nogueira da Costa também tem em seu currículo cursos como Dinâmica de Administração de Empresas e Faculdade Martins do Varejo: Modernização do Varejo. Já atuou como empresário no ramo de supermercados em Brasília, é sócio fundador da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) e da Associação Comercial do Guará. Desempenhou funções como Diretor Geral da Administração concomitante e Diretor de Serviços Públicos do Guará e foi Administrador do Guará entre os anos de 2011 e 2014.

 

Anderson Fioreti de Menezes
Diretoria de Administração e Gestão (DAGES)

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, conhecido como Arquiteto Proprietário do Escritório Anderson Fioreti de Menezes Arquiteto Ltda. Em seus mais de 20 anos de experiência de atuação profissional, desenvolveu diversos projetos de arquitetura de edifícios nas áreas habitacional, comercial, saúde e institucional, atuando como diretor e diretor-presidente e na Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), foi presidente do Instituto Brasileiro de Arquitetura do Espírito Santo (IAB/ES), integrou o conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e desde 2012, atua como conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

VOLTAR AO TOPO