Diretoria Executiva

Gilson Paranhos

Diretor-Presidente

Gilson Paranhos graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UNB. Sócio e Membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, ocupou o posto de Presidente e Vice-Presidente Nacional, bem como de Presidente do Departamento do Distrito Federal deste Instituto. Atuou ativamente para a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/BR, onde foi Assessor Especial da Presidência e Assessor de Relações Institucionais e Parlamentares. Foi Diretor Técnico da Fábrica de Argamassa da NOVACAP e da Fábrica de Equipamentos Comunitários, em Salvador. 

Trabalhou com o arquiteto Lelé nos projetos dos Hospitais Sarah e em projetos de moradia popular, na Bahia. Com o arquiteto Milton Ramos, trabalhou no desenvolvimento de vários projetos para a Aeronáutica, como o Aeroporto de Confins.É autor de 185 projetos, entre eles o Terminal III do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de 1998/99; o Condomínio Residencial classificado como primeiro colocado na Bienal de Brasília, de 1998; a Capela do Seminário Nossa Senhora de Fátima, classificada em 2º lugar na Bienal de Brasília, de 2003; o Mercado de Sobral, classificado em 2º lugar no Concurso Nacional de Sobral – CE; e o Hospital de Oncologia de Natal – RN. 

Também fazem parte de sua trajetória a reforma do Hospital de Base de Brasília, a reforma da recepção dos Presidentes da República na Base Aérea de Brasília e a sede da Agência Brasileira de Informação – ABIN, no Distrito Federal. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB/DF, desenvolvendo trabalho pioneiro na implementação da Assistência Técnica Pública e Gratuita em Arquitetura e Urbanismo (Lei 11.88/2008) e em Concursos Públicos de projetos para obras públicas de interesse social. 

 

Júnia Salomão Federman

Diretoria de Produção Habitacional (DIPRO)

Arquiteta e urbanista, com pós-graduação em planejamento ambiental urbano, Júnia Federman exercia a função de gerente de obras e contratos antes de assumir a Diretoria de Produção Habitacional da CODHAB. Trabalhou no planejamento e desenvolvimento de projetos, na área de licenciamento e gestão institucional urbanística e ambiental e no acompanhamento de obras em vilas e favelas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem experiência em projetos de urbanização de áreas degradadas e foi tutora de cursos de gestão ambiental de assentamentos precários ministrados pelo Ministério das Cidades.

 

Jorge Gutierrez

Diretoria de Administração e Gestão (DAGES)


Trabalhou na equipe que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo no País (CAU/BR). Consultor de inovação, pesquisa e desenvolvimento, Gutierrez tem ampla experiência em projetos de "cidades inteligentes", adquirida nos quatro anos em que atuou no Instituto Nokia de Tecnologia. Exerce a gerência de administração da Embratel e a gerência Regional de Pequenas e Médias Empresas. Foi um dos responsáveis pela centralização das atividades financeiras da Ford Comércio e Serviços do Brasil.

 

Carlos Nogueira da Costa

Diretoria Imobiliária (DIMOB)

 Formado em Engenharia Química pela Universidade de Brasília (UnB) e em Teologia na Faculdade Evangélica, Carlos Nogueira da Costa também tem em seu currículo cursos como Dinâmica de Administração de Empresas e Faculdade Martins do Varejo: Modernização do Varejo. Já atuou como empresário no ramo de supermercados em Brasília, é sócio fundador da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA) e da Associação Comercial do Guará. Desempenhou funções como Diretor Geral da Administração concomitante e Diretor de Serviços Públicos do Guará e foi Administrador do Guará entre os anos de 2011 e 2014.

 

Haroldo Pinheiro

Diretoria de Assistência Técnica (DIATE)

Haroldo Pinheiro é arquiteto e urbanista formado pela UnB em 1980.

Foi diretor da empresa Haroldo Pinheiro, Arquiteto (1980/2011), chefe das Seções de Projetos e de Obras da Câmara dos Deputados (1984/94) e sócio fundador do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (2005/17) com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé), com quem realizou dezenas de projetos e obras desde 1974.  Consultor técnico da Fábrica de Argamassa Armada da NOVACAP (1985), da Fábrica de Equipamentos Comunitários de Salvador/BA – FAEC (1988/89), da Rede SaraH de Hospitais – APS (1988/98), do Programa Centros Integrados de Atenção à Criança – CIAC (1991/92) e do SEBRAE/Nacional (2007/10).  Membro titular do Conselho de Habitação do DF (2000/03), do Conselho de Planejamento do DF (2008/10), do Conselho Nacional das Cidades (2006/11 e 2014/17) e membro adjunto do Conselho da União Internacional de Arquitetos – UIA (2002/05).  Presidente do IAB/DF (1998/99), presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB (2000/04) e presidente fundador do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR (2011/17).

 

É membro do Conselho Superior do IAB (vitalício, desde 2002); do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer (desde 2002), do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA.2020.RIO (desde 2014) e professor de projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB.

 

VOLTAR AO TOPO