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postos de assistência técnica

As famílias de baixa renda, asseguradas pela lei federal nº 11.888/2008, têm direito à assistência técnica pública e gratuita de profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia para o projeto e a construção ou reforma de habitação de interesse social e o espaço urbano onde se insere.

O objetivo fundamental é promover dignidade e qualidade à casa e ao espaço público, alcançando aspectos de salubridade, acessibilidade, sustentabilidade e segurança.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) é pioneira na implementação desta Lei de Assistência Técnica no Brasil, promovida desde abril de 2015 por meio de 10 Postos de Assistência Técnica dispersos pelo território do Distrito Federal , localizados nas comunidades mais pobres e com maior problemática fundiária de Brasília.

As equipes do Postos de Assistência Técnica trabalham diariamente oferecendo soluções técnicas para os problemas urbanos e de arquitetura, facilitando o atendimento à população e promovendo métodos participativos e democráticos para a gestão territorial. Cotidianamente, são recebidas demandas comunitárias e realizados atendimentos, promovendo informação e transparência.

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Sol Nascente Trecho 1
(Ceilândia/DF)

aberto em abril/2015

Eng. Edson Cordeiro
CREA 23838/DF

+55 (61) 9 9557-4085 edson.cordeiro@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

Estrutural
(Estrutural/DF)

aberto em abril/2015

Arq. Aníbal Barbosa
CAU A58017-9

+55 (61) 9 9257-4245 anibal.barbosa@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

03
04

Pôr do Sol
(Ceilândia/DF)

aberto em setembro/2015

Arq. Nayanne Marques
CAU 200342-2

+55 (61) 9 9544-9774 nayanne.marques@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

QNR
(Ceilândia/DF)

aberto em setembro/2015


Posto inativo
desde março 2017

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Porto Rico
(Santa Maria/DF)

aberto em setembro/2015

Arq. Paulo Cavalcante
CAU A119595-6

+55 (61) 9 9534-3401 paulo.cavalcante@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

Vila Cauhy
(Núcleo Bandeirante/DF)

aberto em janeiro/2015

Arq. Paulo Cavalcante
CAU A119595-6

+55 (61) 9 9534-3401 paulo.cavalcante@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

06
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Buritizinho
(Sobradinho/DF)

aberto em março/2015


Posto inativo
desde outubro 2016

Fercal
(Fercal/DF)

aberto em março/2016

Arq. Jéssica Costa
CAU A107272-2

+55 (61) 9 9218-9330 jessica.costa@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

07
08

Brazlândia
(Brazlândia/DF)

aberto em abril/2016

Arq. Erick Mendonça
CAU A107477-6

+55 (61) 9 9263-3129 erick.welson@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

São Sebastião
(São Sebastião/DF)

aberto em abril/2016

Arq. Renan Davis
CAU 191770-6

+55 (61) 9 9327-2892 renan.davis@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

09
10

Sol Nascente Trecho 2
(Ceilândia/DF)

aberto em outubro/2016

Arq. Gustavo Guedes
CAU A75079-4

+55 (61) 9 9542-5510 gustavo.guedes@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

Sol Nascente Trecho 3
(Ceilândia/DF)

aberto em março/2017

Arq. Fabiana Lemos
CAU A124747-6

+55 (61) 9 9226-4672 fabiana.goncalves@codhab.df.gov.br

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

11
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Itapoã
(Itapoã/DF)

previsão de abertura


Posto inativo

principais atividades

Acompanhamento

ACOMPANHAMENTO DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO

Acompanhamento de obras de infraestrutura urbana e de construção de novas unidades habitacionais (de acordo com os projetos de regularização aprovados) são atividades complementares realizadas pelos Postos de Assistência Técnica, visando a qualificação dos espaços públicos, arborização urbana e a promoção de soluções para potencializar o transporte público e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
PERSONALIZADOS DE ARQUITETURA

Seguindo o eixo Projeto na Medida, do programa habitacional do Distrito Federal, Habita Brasília, os Postos de Assistência Técnica desenvolvem projetos de arquitetura e engenharia gratuitamente para as famílias de baixa renda, propondo soluções técnicas para qualificar a habitação. Com o projeto em mãos, a comunidade pode executar suas obras com o planejamento adequado de suas etapas, de modo a economizar e a adequar suas moradias com qualidade, segurança e salubridade.

Projeto
Melhorias

MELHORIAS HABITACIONAIS

A gestão e fiscalização do programa Melhorias Habitacionais fica a cargo da equipe do Posto de Assistência Técnica, que fiscaliza o serviço prestado pela empresa licitada, acompanhando o trabalho de assistência social, o desenvolvimento dos projetos e orçamentos e a execução das obras de reforma. Atualmente o programa acontece em 10 comunidades do DF, combatendo o déficit habitacional decorrente da precariedade das moradias.

URBANISMO DE IMERSÃO

Imersos nas comunidades, em contato com os problemas urbanos, as equipes dos Postos de Assistência Técnica são capazes de atualizar os projetos urbanísticos de acordo com suas realidades. Nesse sentido, é possível existir um canal aberto de comunicação com a comunidade, facilitando o entendimento sobre conflitos fundiários e ocupação em áreas de proteção ambiental, além do cuidado com as desocupações necessárias ao processo de urbanização.

Imersao
Acoes urbanas

AÇÕES URBANAS COMUNITÁRIAS

Com o objetivo de ocupar os vazios urbanos das Áreas de regularização de Interesse Social, as Ações Urbanas Comunitárias promovem a transformação coletiva em áreas com potencial de uso público. Em formato de mutirões participativos, as ações acontecem nos seguintes eixos: revitalização de fachadas, galeria de arte urbana, mobiliário urbano com material reciclado, arborização urbana e plantio de hortas e jardins.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Cada Posto de Assistência Técnica possui uma equipe específica de atendimento aos moradores acerca de regularização fundiária, situação cadastral em programas habitacionais do governo e outros esclarecimentos.

Atendimento

equipe

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