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postos de assistência técnica

As famílias de baixa renda, asseguradas pela lei federal nº 11.888/2008, têm direito à assistência técnica pública e gratuita de profissionais de arquitetura, urbanismo e engenharia para o projeto e a construção ou reforma de habitação de interesse social e o espaço urbano onde se insere.

O objetivo fundamental é promover dignidade e qualidade à casa e ao espaço público, melhorando o déficit habitacional qualitativo e garantindo aspectos como salubridade, acessibilidade, sustentabilidade e segurança.

Pioneira na prática imersiva no Brasil, desde abril de 2015, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), enquanto entidade do poder público, implementa esta Lei de Assistência Técnica por meio de 10 escritórios de arquitetura e urbanismo dispersos pelo território do Distrito Federal, localizados nas comunidades mais pobres e com maior problemática fundiária de Brasília.

As equipes do Postos Avançados da CODHAB-DF trabalham diariamente oferecendo soluções técnicas para os problemas urbanos e de arquitetura, facilitando o atendimento à população e promovendo métodos participativos e democráticos para a gestão territorial. Cotidianamente, são recebidas demandas comunitárias e realizados atendimentos, promovendo informação e transparência.

01

Gif postos
2 station posto

Sol Nascente Trecho 1
(Ceilândia/DF)

aberto em abril/2015

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

Estrutural
(Estrutural/DF)

aberto em abril/2015

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

7 station posto
5 station posto

Pôr do Sol
(Ceilândia/DF)

aberto em setembro/2015

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

QNR
(Ceilândia/DF)

aberto em setembro/2015

Posto inativo
desde março 2017

4 station posto
9 station posto

Porto Rico
(Santa Maria/DF)

aberto em setembro/2015

Posto inativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

Vila Cauhy
(Núcleo Bandeirante/DF)

aberto em janeiro/2016

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

6 station posto
16 station posto

Buritizinho
(Sobradinho/DF)

aberto em março/2016

Posto inativo
desde outubro 2016

Fercal
(Fercal/DF)

aberto em março/2016

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

11 station posto
8 station posto

Brazlândia
(Brazlândia/DF)

aberto em abril/2016

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

São Sebastião
(São Sebastião/DF)

aberto em abril/2016

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

10 station posto
3 station posto

Sol Nascente Trecho 2
(Ceilândia/DF)

aberto em outubro/2016

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

Sol Nascente Trecho 3
(Ceilândia/DF)

aberto em março/2017

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

15 station posto
17 station posto

Itapoã
(Itapoã/DF)

aberto em abril/2018

Posto ativo
de segunda a sexta de 9h a 17h

principais atividades

Acompanhamento

ACOMPANHAMENTO DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO

Acompanhamento de obras de infraestrutura urbana e de construção de novas unidades habitacionais (de acordo com os projetos de regularização aprovados) são atividades complementares realizadas pelos Postos de Assistência Técnica, visando a qualificação dos espaços públicos, arborização urbana e a promoção de soluções para potencializar o transporte público e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
PERSONALIZADOS DE ARQUITETURA

Seguindo o eixo Projeto na Medida, do programa habitacional do Distrito Federal, Habita Brasília, os Postos de Assistência Técnica desenvolvem projetos de arquitetura e engenharia gratuitamente para as famílias de baixa renda, propondo soluções técnicas para qualificar a habitação. Com o projeto em mãos, a comunidade pode executar suas obras com o planejamento adequado de suas etapas, de modo a economizar e a adequar suas moradias com qualidade, segurança e salubridade.

Projeto
Melhorias

MELHORIAS HABITACIONAIS

A gestão e fiscalização do programa Melhorias Habitacionais fica a cargo da equipe do Posto de Assistência Técnica, que fiscaliza o serviço prestado pela empresa licitada, acompanhando o trabalho de assistência social, o desenvolvimento dos projetos e orçamentos e a execução das obras de reforma. Atualmente o programa acontece em 4 comunidades do DF, combatendo o déficit habitacional decorrente da precariedade das moradias.

URBANISMO DE IMERSÃO

Imersos nas comunidades, em contato com os problemas urbanos, as equipes dos Postos de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo são capazes de perceber situações específicas das localidades e eventualmente atualizar alguns projetos urbanísticos de acordo com suas realidades. Nesse sentido, é possível existir um canal aberto de comunicação com a comunidade, facilitando o entendimento sobre conflitos fundiários e ocupação em áreas de proteção ambiental, além do cuidado com as desocupações necessárias ao processo de urbanização.

Imersao
Acoes urbanas

AÇÕES URBANAS COMUNITÁRIAS

Com o objetivo de ocupar os vazios urbanos das Áreas de regularização de Interesse Social, as Ações Urbanas Comunitárias promovem a transformação coletiva em áreas com potencial de uso público. Em formato de mutirões participativos, as ações acontecem nos seguintes eixos: revitalização de fachadas, galeria de arte urbana, mobiliário urbano com material reciclado, arborização urbana e plantio de hortas e jardins.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Cada Posto de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo possui uma equipe específica de atendimento ao cidadão , pronta para esclarecer dúvidas acerca de regularização fundiária, situação cadastral em programas habitacionais do governo e outras questões.

Atendimento

equipe

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Botao 1
Botao 2